Total de visualizações de página

sábado, 22 de janeiro de 2011

Professores: Profissionais do Desenvolvimento.


Bom , eu passei na UFRGS.


É.. na UFRGS, bixo 2011!



O texto que ascende a seguir diz respeito a desvalorização dos professores no atual mercado de trabalho, e foi o tema de Redação do Concurso Vestibular 2011 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; juntamente com a avaliação das demais provas, por mim cumpridas,concedeu-me a aprovação.

Atualmente os parâmetros para a escolha de uma profissão, estão intimamente relacionados com o quando de retorno material se possa obter dessa.Esquecendo-se assim da parte primal da estruturação de todas as graduações: O ensino.

A arte de lecionar foi desvalorizada com o passar dos anos , pelo espírito comodista brasileiro, que opta pelo marasmo de profissões mecânicas, como descrito no diagrama pelo jornal Zero Hora, em 2010,o número de futuros professores vem caindo consideravelmente; um dos fatores causais desta futura crise educacional está no estereótipo de "Profissional Perfeito" que a sociedade imprimi em cada indivíduo, denotando que ,esse, só será feliz se o Real escorrer para a sua conta bancária.

É necessário libertar-se destes valores pré-estabelecidos e voltar os olhos para profissões  que estruturam a sociedade desde o início de sua organização; reacender a chama do conhecimento que foi se apagando com o passar do tempo e restaurar o brilho destes profissionais seculares.


Fato é, de que somos reflexo daquilo que vivemos e se hoje , a Educação é desvalorizada, é sinal de que nunca foi verdadeiramente priorizada.

2 comentários:

  1. Moa,
    Excelente redação!
    Os temas das redações da UFRGS são oportunamente reflexivos que valorizam aqueles que lêem e sabem argumentar... Eu adoraria ter escrito está redação, pois sou professora e sinto na pele o quanto andas a degradação do nosso sistema educacional e somente com ingerência de instituições e da mídia para que nossos políticos, tomem consciência que esta é a mais antiga e mais importante das profissões , tendo em vista que as demais em sua maioria depende dela.
    Parabêns!!!!

    ResponderExcluir
  2. Quando a gente fez a inscrição lá na loja,
    eu disse que seríamos colegas! Viu? Palavra de bruxa sempre dá certo!

    :D

    E ah, adorei a tua redação!
    Beijo ;*

    ResponderExcluir